Até pouco tempo, a internet era um meio cujo acesso se restringia apenas aos computadores pessoais conectados com seus lentíssimos modens dial-up - aqueles mesmos que faziam um barulho engraçado na hora de conectar. É, pois é, era necessário se conectar à internet. Hoje em dia não só estamos conectados 24h/dia como também em qualquer lugar.
Muito foi dito sobre a web ser um meio responsável por isolar as pessoas, diminuindo os contatos sociais entre os indivíduos em favor da virtualização, o que de fato chegou a acontecer. No entanto, as coisas mudaram e a web 2.0 apareceu para nos salvar da própria internet que, a essa altura do campeonato, parecia ser a vilã das grandes mídias que ainda dominavam a comunicação. Hoje vivemos a retribalização da internet: estendemos nossas vidas para a convivência virtual com milhões de outras pessoas no mundo todo. Expomos fotos, textos, músicas, sentimentos e vontades nesse emaranhado de informações que vai se acumulando, assim construímos nossa sociedade virtual através dessa incrível rede.
A despeito da facilidade de comunicação e aproximação de pessoas proporcionada pela web, ainda reside no homem o instinto de se encontrar pessoalmente com outros membros de sua espécie para realização de atividades sociais, afinal de contas, não vai ser agora que o homem, milhares de anos depois de ter saído da caverna, vai resolver voltar para lá, se é que me entende. E mesmo que volte, sabemos que é apenas por um motivo natural.
Enfim, podemos perceber que existe uma lacuna a ser preenchida entre a internet e a "vida real", por assim dizer. Uma lacuna que permite aproximar as pessoas para um convívio pessoal de encontros e desencontros do dia-a-dia.
Assim, como essas imensas bases de dados disponíveis em sites de relacionamento como Orkut e Facebook poderão nos ajudar a conhecer novas pessoas com interesses afins ou a encontrar amigos?
A resposta já está por aí, em algum canto do planeta, na internet, acessível a apenas alguns cliques, esperando para ser descoberta, desenvolvida e compartilhada.
Design prospectivo como uma nova profissão
-
http://www.usabilidoido.com.br/imagens/design_prospectivo_zoom_menor.png
Há 4 meses
0 comentários:
Postar um comentário