Projetos Interativos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Multimídia 1 do Curso de Desenho Industrial da Ufes. Professor Elton Vinicius Silva.

domingo, 30 de novembro de 2008

APLICAÇÕES DA AGENDA FAMILIAR

1. Introdução
A tendência atual do campo de entretenimento e de organização e métodos tem sido converter os dispositivos da tecnologia analógica para a digital. Essas ferramentas de interatividade permitem a criação de diversos instrumentos que podem facilitar a organização familiar e sua respectiva dinâmica. Pensando nisso, o grupo desenvolveu um artefato com texto, imagem, som e interatividade com multimídia, com o compromisso de facilitar a comunicação, a convivência e por conseguinte, melhorar a qualidade de vida entre os membros da família. A Agenda Familiar lnterativa permite que o usuário interaja com a aplicação, interferindo diretamente no agendamento de compromissos compartilhados diversos, que fazem parte da organização da família, tanto gerando no próprio dispositivo, quanto recebendo de meios de comunicação externo. Este trabalho descreve as atividades realizadas no projeto da AF – Agenda Familiar.

2. Arquitetura e Desenvolvimento da Aplicação
Para o desenvolvimento da ap1icação da AF, foram necessários estudos sobre os assuntos e funcionalidades que a aplicação envolveria, bem como sua necessidade, seu uso e os seus padrões. O subprojeto das necessidades da AF teve como base uma pesquisa de campo. Foi realizado um questionário fechado com 40 famílias e chegou-se a conclusão que a AF é bem aceita e os seus componentes de interface com o usuário agregam valor para facilitar a comunicação interna e externa entre os membros, facilitar a convivência e promover a melhoraria da qualidade de vida entre os membros da família, tornando viável o estudo. Além disso, foi necessário entender o funcionamento da AF para diagramação.
Para o desenvolvimento de uma aplicação sólida e confiável, foi utilizada a linguagem de modelagem UML (Unified Modeling Language), utilizando o software Microsoft Visio 2007, com ela, foram criados diagramas que permitiram uma melhor visão da aplicação a ser desenvolvida.

3. Sistema Agenda Família

O Sistema AF irá dinamizar a cooperação entre os membros da família através de uma agenda compartilhada, tendo como função à interatividade entre as atividades a serem compartilhadas entre os membros da família, através de uma apresentação multimídia.

A descrição que se apresenta a seguir é simplificada. Não foram explorados todos os aspectos que seriam requeridos para o desenvolvimento completo de um sistema distribuído que apresenta um razoável nível de complexidade. Os diagramas apresentados são ainda passíveis de serem refinados através de sucessivas iterações.

3.1. Sistema AF – Artefato construído com o objetivo de integrar os membros familiares, bem como suas comunicações. O Diagrama de Contexto apresenta as interações com os sistemas externos – Telefônico, Internet e PC - para facilitar o envio e recebimento de mensagem, e serão considerados como subsistemas do Sistema AF, que darão apoio na comunicação externa, segundo a metodologia de desenho de sistemas. Destes sistemas só serão utilizadas as facilidades disponibilizadas pelos mesmos.

As figuras abaixo mostram os diagramas criados nesta etapa inicial de modelagem da aplicação.








1. Modelos de Casos de Uso

Existem os atores humanos (membros da família) e os não humanos (subsistema Internet, Telefônico e PC) que interagem diretamente no sistema AF.

1.1. Casos de Uso

Tomando como referência cada um dos atores identificam-se os casos de uso em que participam:

Do Membro da família:

· Gerenciar Usuário
· Gerenciar Compromissos
· Gerenciar Contados
· Gerenciar Mensagens
· Gerenciar Configurações

O Subsistema AF mostra cinco casos de uso que se constituirão em opções de menu na tela inicial da AF, como mostra a figura abaixo.




Da Comunicação Externa (Subsistema Telefônico, Internet e PC):

· Enviar mensagens e arquivos
· Receber mensagens e arquivos

O Subsistema Comunicação Externa mostra dois casos de uso que se constituirão em opções de submenu na tela inicial do caso de uso configurações, como mostra a figura abaixo.





1.1.1. Casos de Uso do Subsistema AF:
· Gerenciar Usuário
o Cadastrar usuário
§ Nome do usuário
§ Data de nascimento
§ Telefones
§ E-mail
§ Define o avatar de representação
o Alterar usuário
§ Nome do usuário
§ Data de nascimento
§ Telefones
§ E-mail
§ Define o avatar de representação
o Excluir usuário

· Gerenciar Compromissos
o Definir usuário (os)
o Cadastrar compromisso
§ Data
§ Hora
§ Nome do evento
§ Descrição do evento
§ Alarme
o Visualizar compromisso
o Cancelar compromisso (desistir)
o Alterar compromisso
o Excluir compromisso (realizado)

· Gerenciar Contatos
o Cadastrar contatos
§ Grupo de contatos
· Tipo de contato
§ Nome do contato
§ Telefones
§ E-mail
o Alterar contatos
§ Grupo de contatos
· Tipo de contato
§ Nome do contato
§ Telefones
§ E-mail
o Excluir contatos

· Gerenciar Mensagens
o Criar mensagens
§ Sensor de presença
· Ligar
· Desligar
§ Tipo de mensagem
· Texto
o Destinatário
o Assunto
o Descrição
o Nível de prioridade
§ Baixa
§ Média
§ Alta
· Áudio e vídeo
o Destinatário
o Assunto
o Nível de prioridade
§ Baixa
§ Média
§ Alta
o Gravar áudio e vídeo
o Alterar mensagens
· Texto
o Destinatário
o Assunto
o Descrição
o Nível de prioridade
§ Baixa
§ Média
§ Alta
· Áudio e vídeo
o Destinatário
o Assunto
o Nível de prioridade
§ Baixa
§ Média
§ Alta
o Gravar áudio e vídeo
o Ler mensagens
o Reproduzir mensagem
o Enviar mensagem
§ Para telefone
§ Pela Internet
§ Para PC
o Excluir mensagens

· Gerenciar Configurações
o Alarme
§ Incluir toque
§ Excluir toque
o Relógio
o Descanso de tela
§ Escolher
§ Incluir
§ Excluir
o Conectitividade (USB, Wireless, telefone)
o Cronômetro
o Termômetro
o Calculadora
o Calendário
o Arquivos
§ Incluir
· Texto
· Imagem
· Áudio e vídeo
§ Excluir
· Texto
· Imagem
· Áudio e vídeo
o Sensor de presença
§ Configurar




































































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