Projetos Interativos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Multimídia 1 do Curso de Desenho Industrial da Ufes. Professor Elton Vinicius Silva.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Resultados da pesquisa - InfoCine

A pesquisa

O grupo recorreu à pesquisa feita por meio de formulários para levantar os dados sobre o público-alvo, desta forma, foram aplicados questionários entre os dias 1º e 4 de abril de 2009, divididos por faixas etárias. Tínhamos como fim descobrir comportamentos padrão para melhor desenvolver e aplicar o projeto. Os dados recolhidos em formulários de papel foram transferidos para o Google Docs, que nos retornou os resultados em forma de gráficos, o que facilitou a sua visualização. Além de recolher os dados friamente, também fizemos coleta de alguns materiais tais como fotografias, vídeos e observação direta do público.


Os resultados

De posse dos resultados concluímos que os mais jovens freqüentam mais o cinema. Além de irem mais vezes, pudemos observar que os jovens gastam mais tempo com atividades relacionadas. Ainda assim a diferença não é tão marcante.
Já no quesito companhia, a diferença é marcante, sendo que os jovens em geral vão ao cinema acompanhados de amigos, até os 16 anos eles nunca vão sozinhos. E conforme avançamos na idade, a tendência é cada vez mais vermos as pessoas irem acompanhadas de familiares.


Outra diferença marcante entre os jovens e adultos é a fonte de informação para a escolha do filme. Em sua maioria, os jovens buscam informações na internet, nos trailers, e por indicações de amigos. Enquanto que os adultos a partir dos 31 anos buscam tal informação em jornais impressos também. A medida que avança a idade a internet como fonte de informação cai drasticamente. Notamos que os jovens também não escolhem previamente o filme a ser assistido, e os mais velhos já confiam nas fontes de informação e já tem escolha prévia desde a casa.

Outro dado a ser notado é que pessoas de meia idade - 31 a 50 anos - não estão satisfeitas com as informações que o cinema disponibiliza. Para esse público, as informações são insuficientes para que se faça uma boa escolha.

O dado mais interessante foi notar que, com algumas variações percentuais, todos os públicos gostam de emitir e saber as opiniões de outras pessoas sobre os filmes assistidos. Este é um dado crucial para o desenvolvimento deste projeto.

0 comentários: