Projetos Interativos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Multimídia 1 do Curso de Desenho Industrial da Ufes. Professor Elton Vinicius Silva.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Conceituação - Casa Inteligente

Definição do conceito do projeto interativo


O projeto interativo Casa Inteligente tem como objetivo proporcionar mais conforto e segurança a pessoas que vivem sozinhas e não têm muito tempo para cuidar do lar. Consiste em uma interface para iPhone, um aplicativo que, junto a um computador central, permite controlar diversos equipamentos de uma casa à distância.

Pesquisa sobre possíveis formas de acesso do iPhone ao computador-central

Por meio de uma rede EDGE, porém sua primeira versão não era capaz de se conectar a redes 3G/HSDPA. Steve Jobs mencionou na sua apresentação na Keynote que o suporte a 3G poderá ser um recurso futuro em uma nova versão. O uso de redes EDGE ao invés de 3G foi criticado por analistas. Tal falha foi sanada na segunda versão do aparelho que dentre muitas novidades teve a capacidade de acessar redes 3G acrescentadas.

Acreditamos que a melhor forma de acesso ao computador central é através de internet 3G, portanto, usuários da primeira versão do iPhone, que não possui essa conectividade, não poderiam usar o sistema casa inteligente. Pesquisa com os possíveis usuários. Nossos entrevistados foram pessoas que moram sozinhas.As perguntas que achamos importante fazer foram:

1- Qual a maior dificuldade de se morar sozinho??
2- Mora em casa ou apartamento?
3- Você prioriza o conforto ou a segurança em seu lar?
4- Você tem intimidade com tecnologias atuais como celular, internet, iphone etc?
5- Quando você está fora de casa, qual a sua maior preocupação?

Resultados da pesquisas
Foram entrevistadas 12 pessoas, 7 homens e 5 mulheres entre 17 e 35 anos. As observações mais importantes foram as seguintes:

· A maior dificuldade e ter tento para cuidar das tarefas de casa
· Praticamente todos moram em apartamento
· A grande maioria acha que segurança vem antes do conforto
· Todos tem intimidade com tecnologias atuais
· As maiores preocupações das pessoas que estão fora de casa são: em primeiro lugar, a invasão da residência por algum ladrão e, em segundo lugar, o fato de esquecer algum equipamento ligado.

Teste com protótipo


Nosso primeiro protótipo possuia divisão em conforto e segurança no menu principal. Pecebemos que essa divisão era pouco objetiva e confundia os usuários. Fizemos os primeiros ajustes nas telas, mantendo segurança e mudando conforto para equipamentos e cômodos, para facilitar a localização do usuário no sitema. Foi colocado também, um menu fixo, simulando o menu principal, no topo do sistema, para facilitar ainda mais a interação.

Partimos, então, para a segunda bateria de testes. Percebemos o seguinte:

· As telas de confirmação para ligar e desligar eram desnecessárias na maior parte das vezes;

· Faltava feedback visual sobre os equipamentos que estavam ligados;

· Havia dificuldade para saber quais equipamentos, no geral, estavam ligados

· Faltava definir a hierarquia da informação, muitas vezes.

· Muitos botões não eram discerníveis como tais.

· As imagens da sessão de câmeras estavam muito pequenas

· A primeira coisa ser feita foi colocar título de identificação em cada tela e definir uma hierarquia para as informações;

· Foram adicionados botões deslizantes que ao mesmo tempo, eliminam as telas de confirmação e apresentam a situação do equipamento, fornecendo o feedback visual que não havia.

· Foi adicionada uma opção ver ligados na barra inferior de navegação, que permite acesso rápido a todos os equipamentos ligados da casa.

· As imagens da sessão de câmeras foram bastante ampliadas.

· Vários botões foram alterados para serem mais identificáveis

· Foram selecionadas imagens para ícones.

Montagem do protótipo navegável

O protótipo navegável foi desenvolvido página a página em CorelDraw X3. Posteriormente as páginas foram exportadas em JPG e linkadas com o DreamWeaver CS4. Assim, pode-se navegar na interface através de qualquer browser, clicando nos ícones.


0 comentários: