
Descrição do projeto do grupo 2: Brunella, Caio, Higor, Marcela
Cada vez mais se faz necessária a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que este é quem possibilita a nossa existência de forma adequada e sadia.
De forma curta e direta, podemos definir MEIO AMBIENTE como sendo o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Os recursos naturais estão se esgotando; a fauna e flora estão se extinguindo. As pessoas se esquecem que o mundo sempre existiu e assim continuará de uma forma ou outra, porém a existência da espécie humana só é possível se estivermos em harmonia com o meio ambiente em sua totalidade, sempre respeitando e utilizando-o de forma saudável.
Esse conhecimento quanto à necessidade de preservação do meio ambiente só é possível através de uma EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Por educação ambiental, entendem-se os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Por uma outra definição temos: Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada [...].
Somando nosso interesse acerca do assunto mais os conceitos acima descritos, decidimos criar o AMBIENTE EDUCACIONAL INTERATIVO, cujo público-alvo são as crianças. Sabemos que é na infância que os valores cobrados pela sociedade são ensinados; que a educação é a base para qualquer cidadão.
Com base nisto, criaremos um ambiente onde as crianças poderão aprender sobre o meio ambiente e sua preservação, abordando diferentes temas, como, por exemplo, a reciclagem.
Para isso, usaremos uma linguagem adequada a este público, que identificaremos através de estudos que envolvem diversas áreas, como a Psicologia e a Pedagogia, além, é claro, do Design.
O ambiente será construído num local específico, onde as crianças serão levadas pelas escolas, associações, creches ou afins, como parte do projeto pedagógico das escolas ou outros programas desenvolvidos pela sociedade.
Nosso desafio será criar um ambiente que transmita as informações desejadas ao público-alvo da melhor maneira possível, didaticamente falando. A assimilação dessas informações só acontecerá se soubermos como transmiti-las, entendendo e adaptando o projeto ao sistema de cognição infantil.
0 comentários:
Postar um comentário