
Realizamos um questionário na internet nos dias 11 e 12 de setembro com o objetivo de saber o que as pessoas entendem por “festa virtual” e qual o interesse delas por esse tipo de festa. Depois de analisar 100 resultados, concluímos que as pessoas não tinham conhecimento das possibilidades tecnológicas e imaginavam tal festa como um grande chat.
Com isso, sentimos a necessidade de realizar um segundo questionário, que foi respondido por 70 pessoas, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. No início deste, colocamos alguns exemplos de equipamentos tecnológicos e explicamos suas funções. Pedimos que, com base nessas informações, as pessoas respondessem às perguntas. Observamos que, com isso, as pessoas puderam ter noção das possibilidades interativas. Elas alegaram que gostariam de conversar, por voz ou texto (se por voz, ter a opção de realizar um chat privado com a personagem de interesse); ter interação de movimento de um avatar com outro (dançar, abraçar, cumprimentar, jogar/brincar, realizar disputas e competições), e até mesmo tocar música com instrumentos virtuais, formando bandas; ter a sensação de presença física, já que a idéia é aproximar pessoas distantes, e sensações de movimento e toques, tanto de outras pessoas quanto de objetos, juntamente com a percepção do ambiente 3D, como se estivesse dentro dele; ter a possibilidade de personalizar ao máximo o avatar; ter uma ambientação por meio de músicas comuns para todos os participantes, assim como jogo de luzes e paisagens como cenário.
Muitas pessoas entenderam a proposta como um jogo, similar ao The Sims ou o World of Warcraft, porém, com interações que acontecem em festas, ou até utilizando jogos como Twister e Imagem e Ação para integrar os participantes. Muitas outras gostariam de realizar todos os tipos de interações possíveis em um ambiente real; e algumas disseram o contrário, que fariam o que não fazem nas festas reais.
Com essa pesquisa passamos a conhecer as expectativas e pensamentos das pessoas em relação à festa virtual e vamos projetar nosso ambiente visando superar essas expectativas.
0 comentários:
Postar um comentário