Projetos Interativos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Multimídia 1 do Curso de Desenho Industrial da Ufes. Professor Elton Vinicius Silva.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pesquisa / Levantamento de dados

O grupo teve, como principais fontes de pesquisa, estudos e análises baseadas em tecnologia de interação e marketing voltados para a TV digital.

Num primeiro momento, fizemos uma coleta de todo o material já existente, pesquisando em jornais, revistas, sites e fóruns de discussão sobre o assunto. Como material auxiliar, fizemos um questionário básico, que nos ajudou a direcionar o foco de nossa pesquisa:


1) O que é TV digital?
2) Existem medias interativas similares?
3) Quais são as possibilidades de interatividade que a TV proporciona?
4) Se existe interatividade, em que grau está?
5) Qual o grau de aceitabilidade dos usuários quanto a compras via internet e como seria com a TV?
6) Qual a interface/meio que será utilizada? Teria como utilizar essa interface para outros dispositivos? (telefones, internet, TV)
7) Que tipo de software poderia ser utilizado?
8) Qual será a abrangência do trabalho? (cidade, Estado, País, exterior)
9) Existem regras para utilização da TV e interatividade?
10) Quais as formas de disponibilidade do produto gerado para o mercado? (privado, público)
11) Essas formas públicas de acesso seriam compatíveis?
12) Como seria o SAC?
13) Como seria o cadastro dos fornecedores e seus produtos? Como o governo brasileiro está reagindo com a adoção da TV digital?

A pesquisa foi fundamental para o desenvolvimento do projeto, porém, indicou que essa interação ainda não apresenta uma definição totalmente consolidada, fato que nos permitiu realizar estudos para o desenvolvimento deste projeto, com o objetivo de simular um melhor entendimento e utilização desta tecnologia.

Guiados por uma pesquisa prévia, pelo questionário, e baseados em alguns vídeos de projetos de simulação encontrados, fizemos um experiência interativa através dos cenários, e, juntamente com as análises de arquitetura de informação/fluxo de interação e testes com os usuários, começamos a desenvolver uma interface que possibilite que o usuário acesse informações e adquira produtos mostrados durante uma exibição de programas televisivos.

0 comentários: