Projetos Interativos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Multimídia 1 do Curso de Desenho Industrial da Ufes. Professor Elton Vinicius Silva.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Protótipo e testes com os usuários

Foram feitos 12 testes, participando deles 8 homens e 4 mulheres.
Os testes eram direcionados, com a pessoa responsável pela aplicação explicando sobre as teclas a serem clicadas e a função delas.
O intuito dos testes era a verificação da relação dos usuários com a interface. Foi observado se eles apresentavam dificuldades em entender o que estava sendo pedido (quanto à navegação) e se possuíam dúvidas na execução das ações (quais botões do controle remoto acionam os ícones).

A primeira tarefa a ser observada era se os usuários compreendiam a forma de acesso ao programa, que era clicar no botão do controle remoto para acionar o programa e digitar a senha.
Esta tarefa foi compreendida e executada sem problemas.

A segunda tarefa observada foi a navegação pela interface, nas telas que permitiam a visualização do programa de TV assistido e de apresentação dos produtos.
Os usuários não apresentaram grandes problemas e dúvidas para exercer estas tarefas. Algumas dúvidas surgiram e propostas também.

A terceira tarefa propunha aos usuários a escolha de um produto e a realização da compra, que foi exercida satisfatoriamente. Poucas dúvidas e algumas sugestões ocorreram.




As propostas apresentadas foram as seguintes:
  • Habilitação para os testes dos botões dos outros produtos.
  • Mais opções de pagamentos.
  • Botão “não” quando aparece a confirmação de compra do produto.
  • Manual explicativo das funções do controle remoto.
  • Texto explicativo na tela da TV indicando qual botão a ser apertado para efetuar aquela função.
  • Inserção da opção de retorno em algumas janelas e botão possibilitando a volta para a janela de início do programa.
  • Opção da função “carrinho de compras”.Adicionar vídeo
  • Reposicionamento, inserção e explicação das funções das teclas de navegação.
  • Divisão dos produtos por subáreas.
Quando o programa foi colocado para ser visualizado na tela de uma TV analógica verificou-se uma perda na qualidade gráfica da interface. Tamanho de texto e tipo de fontes deverão ser estudados de modo a proporcionar uma melhor leitura.

A seguir estão os relatórios completos de alguns testes:

Usuário 1
Mulher, 30 anos, advogada, usuária de computadores e TV por assinatura. Faz compras pela internet.
Não teve problemas para utilizar a interface. Ficou em dúvidas quanto aos ícones representativos dos produtos (botões coloridos). Realizou a escolha e a compra como se estivesse utilizando um programa de computador (olhava o que queria, clicava em cima (escolhia no controle remoto). Sentiu falta de um botão “não” na tela onde aparece a confirmação para o usuário efetuar a compra.


Usuário 2
Mulher, 45 anos, estudante de design, usuária de computadores. Não costuma fazer compras pela internet.
Achou simples a interface, intuitiva, amigável. Falou sobre o controle remoto, achando que poderia ter um manual explicando as funções. Após uma explicação de como funcionava a interface ela olhava a tela e falava qual botão do controle remoto iria apertar, para ter uma confirmação se o comando que ela estava fazendo correspondia ao ícone na tela. Não teve problemas para navegar.

Usuário 3
Mulher, 26 anos, designer, usuária de computadores. Faz compras pela internet.
Utilizou a interface sem problemas, não teve dificuldades para a navegação. Gostou do aspecto gráfico. Teve dúvidas quanto a qual botão do controle remoto deveria clicar para efetuar a compra, uma vez que não havia nenhum indicador na tela do programa indicando que o botão compra poderia ser clicado ou navegado.

Usuário 4
Homem, 22 anos, estudante de design, usuário de computadores. Faz compras pela internet.
Não teve dúvidas na utilização do controle remoto e da interface. Não apresentou dúvidas, apenas ao desempenhar uma tarefa, perguntava se a ação que ia desempenhar estava correta. Sentiu falta do ícone do botão voltar em algumas janelas.

Usuário 5
Mulher, 28 anos, designer, utiliza computadores e TV por assinatura. Faz compras pela internet.
Não teve problemas para utilizar a interface. À medida que ia executando as tarefas ela confirmava se estava executando a ação correta. Perguntou sobre a possibilidade, caso queira realizar várias compras, de ter o “carrinho de compras”, facilitando a utilização da opção compras para mais de um produto. Falou também sobre as teclas de navegação, que poderiam estar mais presentes nas janelas. Achou que a opção de retorno poderia ser melhor utilizada, com a volta para telas específicas. Propôs a divisão dos produtos por áreas, como por exemplo, dentro da área vestuário, subdividi-la em calçados, roupas, jóias. Achou também que à medida que um programa fosse transmitido houvesse a opção dos produtos serem assinalados para que o telespectador soubesse que estavam sendo ofertados.

Usuário 6
Homem, 70 anos, médico, usuário de computadores e TV por assinatura. Não faz compras pela internet.
Não apresentou problemas e dúvidas para entender a interface. Achou interessante a possibilidade de compra. Não teve problemas e grandes dúvidas para executar as ações.

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