Projetos Interativos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Multimídia 1 do Curso de Desenho Industrial da Ufes. Professor Elton Vinicius Silva.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Desenvolvimento de Cenários

A partir do resultado da primeira pesquisa seguimos para o desenvolvimento de cenários que envolvessem a utilização do sistema de compras e consultas do site.

Cenário 1 – Uma pessoa que quer testar o sistema de compra de supermercado on-line.


Um homem, que mora na cidade de Vitória tomou conhecimento de um site onde se tem acesso aos preços dos produtos dos supermercados, e que também oferece o serviço de compras on-line em qualquer supermercado da grande Vitória. Querendo testar a eficiência e a confiabilidade desse sistema, o homem decidiu fazer suas compras do mês on-line.

O primeiro passo foi acessar o site. Feito isso, o homem, que já tinha a experiências de fazer compras on-line com outros produtos, foi direto fazer seu cadastro no site. Ele forneceu seus dados como nome, data de nascimento, RG, CPF e endereço de onde mora.

Como era a primeira vez que acessava o site, ele quis saber qual seria o procedimento seguinte ao cadastro, então o homem acessou o passo a passo e leu as instruções.
Para dar inicio ao processo de compra ele e clicou em criar uma lista de compras, nela ele digitou, de forma aleatória, toda sua lista de produtos que compra todo mês, que incluía diversos produtos de limpeza, verduras e legumes, carnes, arroz, feijão, produtos de higiene pessoal, ovos, leite, queijo, manteiga e biscoito. Em seguida apareceu toda sua lista dividida em seções e também todas as variedades de marcas referentes aos produtos. Ao escolher o produto o homem tem acesso à fotos do produto, para confirmar se era esse mesmo o que ele queria, informava a quantidade necessitada e apertava em adicionar ao carrinho.
Feita a seleção dos produtos (marcas e quantidade) ele clicou em analisar preços para escolher em qual supermercado sua lista de compras estaria mais em conta. O homem selecionou os supermercados e em seguida todos os seus produtos e seus respectivos preços, e também o total da compra foram listados em cada um dos supermercados escolhidos.

Como o homem confiava na qualidade dos produtos oferecidos em todos os supermercados, ele escolheu o que estava mais barato e clicou em finalizar o pedido.
Para finalizar o pedido foi necessário conferir o endereço de entrega, calcular a compra somada ao frete e em seguida escolher a forma de pagamento, e por ultimo o horário de entrega das compras.
Agora era só a esperar as compras chegarem.


Cenário 2 – Uma pessoa já familiarizada com o sistema.

Um homem, pai de família, que faz as compras da casa toda semana passou a usar o site do sistema de compras para diminuir e dinamizar o tempo gasto toda semana com compras. Ao acessar o site já entrou em seu login e visualizou o seu perfil. Acessou seu o histórico de compras. Como sua lista de compras a cada semana é em geral parecida, ele selecionou sua lista anterior e acrescentou alguns produtos para a lista nova. Comparou o preço do resultado da lista entre dois supermercados que ele costuma freqüentar e optou pelo que forneceu menor preço. Clicou em finalizar pedido, confirmou o endereço de entrega, a forma de pagamento e o horário de entrega. Ao receber a encomenda de compras o usuário assíduo do site qualificou novamente o supermercado positivamente. Esse supermercado recebeu mais uma qualificação positiva para aumentar sua posição no ranking.


Cenário 3 – Uma pessoa interessada em pesquisar preços

Uma mulher, jovem universitária, acessou o site de compras por curiosidade, achou interessante e se cadastrou. Navegando pelo site ela procurava na ferramenta de busca vários produtos de seu interesse escolhendo a marca desejada. Além de visualizar a foto ela clicou em informações sobre determinado produto. Na parte de informações havia a opção gráfico de histórico de preço, ela resolveu clicar para acompanhar as variações de preço que vem sofrendo aquele produto. O gráfico tinha opção de mostrar a variação de preço apenas em um supermercado, ou em todos, ou em alguns supermercados selecionados. Após fazer sua pesquisa e comparar os preços ela se dirigiu ao estabelecimento escolhido para efetivar a compra.

0 comentários: